JULHO AMARELO E VERDE: COMBATE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
A campanha de Julho Verde foi criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) e implementada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).
Sua principal motivação foi conscientizar sobre a eficácia do tratamento do câncer de cabeça e pescoço quando feito precocemente. Por isso, é essencial realizar uma investigação para diagnóstico assim que percebido os sintomas.
Já o Julho Amarelo é uma campanha instituída pela Lei nº 13.802/2019, que tem o objetivo de promover uma educação sobre as hepatites virais.
Portanto, o Governo Federal promove, assim, ações de vigilância, prevenção e controle, diminuindo os riscos de contração dessas doenças. Inclusive, a simbologia da cor amarela foi definida pela decorrência do amarelado dos olhos e pele apresentado nos infectados.
Sobre ambos os casos há um ponto em comum: a prevenção.
Câncer de Cabeça e Pescoço
Inicialmente, no Câncer de Cabeça e Pescoço, a doença pode ser silenciosa, já que não há sinais visíveis. Porém, após estar em um estado avançado, os sintomas são perceptíveis e de fácil aparição, principalmente por ocorrerem na boca, seios paranasais, nariz e garganta.
Os principais sintomas relacionados ao câncer de cabeça e pescoço, são:
– dores nos ouvidos e/ou pescoço;
– rouquidão ou dificuldade para falar;
– dificuldade para engolir;
– dor ou secura na garganta;
– feridas persistentes na boca;
– emagrecimento sem causa definida;
– ferida aparente na face;
– aumento dos gânglios linfáticos ou nódulos.
A informação dada pelo Inca é de que quase 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados tardiamente. Sendo assim, quando houver a observação de algum desses sinais, é necessário que a pessoa procure um atendimento médico o quanto antes.
Hepatites Virais
Já a Hepatite é um tipo de inflamação que afeta o fígado, comprometendo seu funcionamento e aumentando o risco de aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças.
Os sintomas das hepatites virais podem ser ausentes, ou então ter sua aparição entre 15 dias e 6 meses, dependendo do tipo de doença. Os sinais apresentados podem variar entre:
– cansaço;
– febre;
– enjoo;
– tontura;
– dor abdominal;
– alteração na coloração da urina e das fezes;
– aspecto amarelado na pele.
Portanto, cuide-se. É sempre importante ficar atento aos sinais e mais do que isso, sempre fazer exames de rotina, o que auxilia no diagnóstico precoce, facilitando o combate e a cura. Cuidar da saúde é mais do que imaginamos, exige atenção, dedicação e prevenção.
Fonte: https://blog.medcloud.com.br/julho-verde-e-amarelo-combate-as-hepatites-virais-e-cancer-de-cabeca-e-pescoco/