JÚLIO AUGUSTO TEIXEIRA

por adm publicado 10/08/2022 21h17, última modificação 10/08/2022 21h17

Júlio Augusto Teixeira

Nasceu em dezessete de agosto de 1876 em Jaguariúna e no mesmo ano junto com seus pais e irmãos mudou- se para São Tomás de Aquino. Já moço Júlio foi trabalhar em Altinópolis em uma plantação de café. Retornou a São Tomás de Aquino e conheceu Maria José da Conceição, nascida em dez de setembro de 1886, com quem se casou e teve seus primeiros filhos: Maria, Júlio, José e Augusto.

Em 1916 afim de melhorar suas condições de vida, adquiriu uma gleba de 30 alqueires na beira da cidade de Santo Antônio da Alegria. Tempos depois adquiriu mais glebas completando 120 alqueires tendo o nome de Fazenda Bela Vista, onde nasceram: Gabriela, João, Levina, Rosária, Moacir, Acácio, Mário e Benedito, adotando ainda mais quatro crianças.

Na fazenda havia lavouras de café, cana de açúcar, milho, arroz, feijão, mandioca e fumo. Havia também criação de gado, porcos e aves. Ficaram tradicionalmente conhecidos com a famosa pinga Teixerinha e seu engenho produzia a todo vapor. Tinha também o carro de boi que transportava todos os produtos para a cidade, o que movimentava a economia local.

Nos dias de hoje a Fazenda Bela Vista ainda mantém o casarão e muitas recordações de uma época onde o Sr. Júlio fez sua história.

Foi um cidadão consciente de suas responsabilidades, sendo eleito Vereador nas eleições do ano de 1947, iniciando seu mandato no ano seguinte, em 1948 até 1951. Foi Presidente da Câmara Municipal de santo Antônio da Alegria no período de fevereiro a dezembro do ano de 1950 e de janeiro a março do ano de 1951.

Faleceu em vinte e oito de dezembro de 1971, com noventa e cinco anos de idade. Dona Maria Augusta (que mudou seu nome quando fizeram as bodas de ouro) faleceu em dois de julho de 1978, aos noventa e um anos de idade.

Uma pessoa amorosa, que gostava de ver sua família reunida no grande casarão da Fazenda Bela Vista. Um trabalhador que lutou pelo cultivo de sua terra, criando seus filhos no caminho correto. Deixou muitos ensinamentos aos seus familiares que sentem orgulho pelo grande homem que foi o Senhor Júlio.