JOSÉ APARECIDO DA SILVEIRA

por adm publicado 10/08/2022 21h21, última modificação 10/08/2022 21h21

Filho de Dionísio Herculano da Silveira e de Aparecida Bento da Silveira, nasceu no bairro Rocinha (município de São Sebastião do Paraíso – MG) no dia oito de dezembro de 1954. Começou sua vida escolar estudando na escola do bairro Rocinha do 1° ao 3° ano e na escola do bairro Pinheiros fazendo o 4° ano. No ano de 1969 veio para Santo Antônio da alegria para terminar seus estudos, fazendo o ginásio, colegial (foi chefe da fanfarra durante esse período) e fez magistério.

No dia quine de abril do ano de 1978 casou se com Maria Vitalina da Silva Silveira, tiveram dois filhos: Carolina Silva Silveira, casada com Fábio Naves dos Reis Júnior, pais de João Gabriel Silveira Naves; Thiago Silva Silveira, casado com Mariana Frighetto Resende Siqueira. Trabalhou na Empresa Rampin – lar (móveis e eletrodomésticos) por treze anos e meio, a partir dessa experiência veio a montar sua própria Empresa de móveis e eletrodomésticos – Silvemóveis, em sociedade com seu irmão Alfeu Bento da Silveira durante dez anos. Trabalhando até hoje com representação comercial.

É membro do Rotary Clube há mais de quarenta anos e por duas vezes foi Presidente.

Como sempre gostou de esportes criou o time Silvemóveis FC, organizando campeonatos que movimentam a cidade, também foi integrante saudoso time do Passoca. Sempre acompanhou Santos Reis e foi fundador da companhia do bairro Rocinha e é integrante do grupo Reza das Almas – Irmãos Paiva.

Foi eleito como Vereador para os seguintes mandatos:

1989 a 1992 – eleito com 107 votos pela legenda do PDC (Partido Democrático Cristão).

1993 a 1996 - eleito com 148 votos pela legenda do PDC (Partido Democrático Cristão).

1997 a 2000 – eleito com 129 votos pela legenda do PPS (Partido Popular Socialista).

Eleito Presidente da Câmara Municipal nos anos de 1997, 1998 e 2001. Um dos criadores da Lei Orgânica do município e do Regimento Interno da Câmara Municipal. Fez parte de todas as comissões da Câmara Municipal e também atuou como vice presidente e secretário.

Vereador de iniciativa e sempre atuando prol do munícipio e da população, preocupando se com educação, saúde, cultura, esporte e lazer dos munícipes. Eis aqui suas áreas de atuação:

Asfalto (vicinal) de Santo Antônio da Alegria a Cajuru, bairro Pinheiros, Cássia de Coqueiros e na rua Pimenta. Construção de pontes rurais, estradas, mata-burro, reforma do Cemitério Municipal e da Câmara Municipal. Construção do Velório Municipal, Parque Ecológico José Jorge Felício – Recanto das Aroeiras, Escola Manuel Augusto Rodrigues Alecrim e Escola Lunarbel, Parque Industrial e quadra coberta “Guido Ângelo Beluti”.

Fundação da Casa da Cultura. Aquisição de uma ambulância doada para o Hospital Municipal. Apoio ao Projeto Alegria e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), ao projeto de reciclagem e tratamento de esgoto. No folclore demostrou apoio a congada, Reis e canto para as almas. Foi um dos fundadores do recinto da EXPOASA (Exposição Agropecuária de Santo Antônio da Alegria). Foi uns dos idealizadores para a aquisição de um gerador de energia para o hospital, tendo um projeto de sua autoria para a instalação da CIRETRAN em nossa cidade.

Trabalhou durante três anos na secretária da cultura como diretor do folclore. Organizava Roda de Violeiros – Nossa Terra tem Talentos e foi coautor do hino do município.

Uma pessoa muito conhecida em nossa cidade, sempre participava e sempre ajudando a comunidade e a população.