ÁLVARO VENÂNCIO DA COSTA

por adm publicado 10/08/2022 21h19, última modificação 10/08/2022 21h19

Nasceu em Santo Antônio da Alegria, em 29 de maio de 1911, filho de Urias Venâncio da Costa e Francisca Florentina da Costa (Dona Sinhá). Aos 18 anos, foi nomeado Escrivão de Polícia desta cidade, cargo que permaneceu até a aposentadoria. Em 1932 participou da Revolução Constitucionalista, prestando serviços às forças paulistas.

Casou -se em maio de 1941 com Maria Francisca da Costa, que foi contadora da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Alegria e de seu casamento nasceram dois filhos: Maria Imaculada, falecida aos 8 (oito) dias de vida, e José Carlos da Costa, engenheiro agrônomo, casado com Ana Maria Garcia da Costa, pais de Cristiane, Gustavo e Camila.

No período de 1946 a 1952 a família residiu em Cajuru, ocasião em que Álvaro exerceu o cargo de Escrivão de Polícia naquela cidade. Aposentou -se em Santo Antônio da Alegria por volta do ano de 1957, mas devido a falta de um novo funcionário ainda continuou a prestar serviços na Delegacia de Polícia sempre que solicitado.

Após aposentado foi por várias ocasiões Delegado de Polícia, cargo que na época era também confiado a pessoas legais. No quadriênio de 1964 – 1967, foi eleito vereador, tendo exercido também o cargo de presidente da Câmara Municipal no ano de 1964, presidindo no período de janeiro até outubro.

Foi um membro fundador do Rotary Club de Santo Antônio da Alegria e por alguns anos deteve o cargo de Provedor do hospital local.

Faleceu em 06 de junho de 1987, aos 76 anos de idade no hospital da cidade de Altinópolis, e seus restos mortais estão sepultados em Santo Antônio da Alegria.

UM FATO IMPORTANTE:

Santo Antônio da Alegria esteve presente em parte dos conflitos da Revolução de 1932, sob o comando do Coronel Antônio de Souza Vieira marcharam rumo ao estado de Minas Gerais com objetivo de tomar a cidade de São Sebastião do Paraíso. O batalhão ficou conhecido na época, como Turma dos Bate- Paus; que não obtiveram sucesso em seu plano de invasão. As forças federais, aliadas aos mineiros, vieram atacar as cidades próximas da divisa entre os dois estados e atacaram Santo Antônio da Alegria, tomando-a em 26 de setembro de 1932, às 16:00 horas.

O Sr. Álvaro Venâncio da Costa (escrivão de polícia), foi preso e sequestrado até a cidade de Itamogi. Entretanto com a ajuda do bispo de Belo Horizonte, foi arranjado um salvo-conduto , permitindo sua saída da prisão, após o término da revolução.